A ideia do projeto foi plantada esse ano, quando a equipe pedagógica pensou em criar um material com livros voltados para integrar o aprendizado dos sentimentos a formação cognitiva. O projeto tem a proposição de mais de 80 atividades que misturam artes, reflexões, práticas e diversão, porque a ideia é envolver os alunos e alinhar o que eles vivem, com o que sentem.
Pensamos na implementação de educação socioemocional nos municípios a partir dos casos de violência evidenciados nos últimos meses, onde a mídia caiu encima e deu ênfase a falta de trabalho “emocional” com os alunos. O projeto conta com formações voltadas para os profissionais que forem ministra-lo e também para os professores da rede em geral, e principalmente para a equipe gestora.
A equipe pedagógica da editora Espiral em parceria com alguns psicólogos com especialização em espaços escolares, pensaram a cartilha orientada, e a editora dá o suporte colocando literaturas exclusivas para que essas habilidades sejam trabalhas em sala de aula.
A formação tem a carga horária de 16 h/aulas, dividida em 4 encontros de 4 horas, onde teremos como base o que enfatiza a BNCC em conformidade com a importância da literatura em cada etapa e modalidade da educação.
O que são as competências socioemocionais ?
Também conhecida como habilidades não cognitivas, as competências ou habilidades socioemocionais são um
conjunto de características individuais, desenvolvidas a partir da inteligência emocional desde a infância, relacionadas ao desenvolvimento pessoal, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas, e estão associadas à nossa capacidade de pensar; sentir, reconhecer, nomear, administrar, expressar e comunicar as suas emoções e as dos outros; relacionar consigo e com as outras pessoas; estabelecer objetivos; tomar decisões; saber enfrentar situações adversas; estabelecer relações sociais responsáveis e positivas, entre outras.
Esses desenvolvimentos são importantes em todos os~aspectos e fases da vida, dentro ou fora da escola. CASEL (2015) aponta que investir em competências socioemocionais beneficia o aluno não apenas no desenvolvimento dessas competências, mas também no desempenho escolar de modo geral e na manutenção de uma sociedade pró-social.
A importância do socioemocional para as crianças
A importância do socioemocional para as crianças A importância do desenvolvimento socioemocional na educação reside na saúde emocional da criança. Nos primeiros anos de vida, o cérebro humano forma mais de 1 milhão de conexões neuronais por segundo, de acordo com o Center on the Developing Child, da Universidade Harvard, e é nessa fase que são formadas tanto as habilidades cognitivas quanto as
socioemocionais. É um período único na vida, que começa na gestação e segue até por volta dos seis anos de idade. Nessa etapa, 90% do cérebro é formado, garantindo a base para o desenvolvimento futuro.
Quando a criança apresenta um bom desenvolvimento socioemocional, tendem a ser mais feliz, mais motivadas a aprender, resilientes, confiantes nas tomadas de decisões, mais independentes, positivas e apresentam mais entusiasmo nas atividades em grupo. Entender essas emoções e aprender como lidar com elas é parte importante da construção de conhecimento.
Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Segundo CASEL, para que a aprendizagem emocional ocorra, é fundamental o desenvolvimento de cinco competências.
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